segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º de maio - Dia Mundial do Trabalho





O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris.
A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago. O principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho



Dia do Trabalhador (1º de maio) - terça-feira, 10h - Grande atividade da CUT-RJ e e sindicatos na Quinta da Boa Vista, para colher votos para o plebiscito nacional da CUT contra o imposto sindical, com barracas de sindicatos e o máximo possível de presença visual cutista.

Dia 05 de Maio - Sábado à partir de 9:30 h -  Encontro em comemoração ao 1º de Maio no Atlético Clube Operário, Av. Zacaron, 125 no Bairro de Comendador Levy Gasparian na Cidade de Três Rios- RJ, com palestras sobre previdência social e Assistência Social, no final terá apresentação de sanfoneiros. 

O SINTAPI-CUT RJ deseja a todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras um ótimo dia. Que este dia seja de muita reflexão sobre os avanços alcançados até hoje graças as nossas lutas e o que precisa ser melhorado. Dediquem este dia também a família que é a base de tudo.


Oração do Trabalhador


Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores volvei Vosso olhar benigno para o mundo do trabalho. Nós Vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais e repeti aquele brado de Vosso coração: "Tenho dó deste povo". Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que Vos alentou nas Vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, completando assim a obra da criação que Vós iniciastes. E que Vossa luz nos ilumine a nós na busca de melhores leis sociais e ilumine os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor. Amém








Nenhum comentário:

Postar um comentário