Todo(a) brasileiro(a), a partir de 16 anos de idade, pode filiar-se à Previdência Social e pagar mensalmente a contribuição para assegurar os seus direitos e a proteção à sua família.
Todas as informações de dados cadastrais, de vínculos empregatícios, das remunerações e das contribuições dos trabalhadores brasileiros são registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS.
Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS É o banco de dados do Governo Federal que armazena as informações necessárias para garantir os direitos previdenciários dos trabalhadores. Além de permitir o reconhecimento automático de direitos previdenciários, o CNIS dificulta a concessão de benefícios irregulares, permite melhor controle da arrecadação e serve de subsídio ao planejamento de políticas públicas.
Com a implantação do Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS, os segurados serão identificados pelo NIT, que será único, pessoal e intransferível, independentemente de alterações de categoria profissional e formalizado pelo Documento de Cadastramento do Trabalhador, não cabendo novo cadastramento se já cadastrado no Programa de Integração Social - PIS ou Programa de Assistência ao Servidor Público - PASEP.

Para que o segurado tenha acesso às informações registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais o INSS disponibiliza o Extrato das Informações Previdenciárias.
Como obter o extrato do cadastro CNIS?
O trabalhador tem algumas opções:
1. Liga para a Central 135, agenda o atendimento na Agência. No dia e hora marcados comparece à Agência e apresenta o documento de identificação. O servidor do INSS emite um extrato do cadastro CNIS com todas as informações da vida laboral. Nesse atendimento poderá solicitar senha de acesso para acompanhar as informações pela internet.
2. Caso o segurado já possua a senha de acesso, poderá obter o extrato diretamente na página da Previdência Social.
3. Para o trabalhador que é correntista do Banco do Brasil, as informações previdenciárias estão mais acessíveis. Convênio firmado entre o Ministério da Previdência Social, INSS, DATAPREV e o Banco do Brasil permite que correntistas de todo o país retirem o Extrato de Informações Previdenciárias nos terminais de auto-atendimento ou no sítio do BB (www.bb.com.br).
O Extrato das Informações Previdenciárias possibilita ao trabalhador o acesso às informações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Desse modo, poderá acompanhar:
- acompanhar as contribuições efetivas por ele próprio ou pelo empregador;
- solicitar a correção ou inclusão de períodos que não constem do cadastro.
Se for verificada a falta ou divergência de alguma informação o trabalhador poderá solicitar a atualização dos dados, comprovados por meio de documentos que deverão ser levados à Agência.
Nesse caso, deve ligar para a Central 135 e agendar o atendimento. No dia e hora marcados comparece na Agência e apresenta o documento de identificação e os que comprovam a divergência apurada.
Atenção:
Todas as informações do CNIS são consideradas para o reconhecimento do direito ao benefício e utilizadas no cálculo do benefício.
Os documentos que comprovam os vínculos empregatícios e contribuições (CTPS e carnês) devem ser preservados, caso seja necessário essa inclusão ou alteração de dados.
As informações atualizadas são a garantia de agilidade no acesso aos benefícios. Trabalhador fique atento as informações do Cadastro do CNIS.
Para ter direito aos benefícios, o trabalhador precisa estar inscrito no INSS e manter suas contribuições em dia.