quinta-feira, 24 de maio de 2012

Governo estuda bônus para aposentadoria


Diário do Grande ABC - 24/05/2012__________________________________________________________________ 

Leone Farias


O governo federal está perto de acertar com as centrais sindicais e entidades de aposentados proposta que muda a regra do fator previdenciário, que impõe fortes perdas a quem se aposenta com 35 anos de contribuição, mas antes de atingir a idade mínima para o benefício integral - para o homem 64 anos, já que é levada em conta a expectativa de vida.


Ganha força a fórmula 85/95, que foi criada pela CUT e está sendo encarada pelo governo como solução. Por essa regra, o homem teria de somar 95 anos (e a mulher 85) entre tempo de contribuição e de idade para ter direito a se aposentar com benefício integral. Isso significa, que se tiver 35 anos de contribuição terá de ter 60 anos de idade, e se contribuir por 40 anos, ter 55 de idade.

A regra em discussão prevê ainda bonificação (ou seja, prêmio) para quem alcançar o fator 85/95 e adiar a aposentadoria. Esse bônus seria de 2% na média da contribuição para cada ponto a mais do 85/95, até o limite, que pode chegar a 20%.

No entanto, quem quiser se aposentar antes de alcançar esse fator, também teria desconto proporcional, com regra semelhante ao da bonificação, que poderia chegar ao limite de 10%.

CUT defende ainda, como regra de transição, que para todos aqueles que já têm tempo de contribuição (35 para os homens e 30 para as mulheres), mas que ainda não atingiram a soma 95 ou 85, os anos seguintes de trabalho contarão como dois anos. Ou seja, o tempo que falta para se aposentar será dividido pela metade.

A entidade também propõe o congelamento da tábua de expectativa de vida e que os períodos de seguro-desemprego e aviso prévio contem como tempo de contribuição, para encurtar o caminho para a aposentadoria com 100% do valor do benefício.

Segundo o diretor da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados), Antonio Graff, a proposta é um avanço em relação ao que existe. "Mas vamos tentar melhorar essa proposta. Poderemos aceitar (o projeto) desde que acabem com o desconto", afirmou. Ele acrescentou que haverá nova reunião das entidades com o governo na semana que vem.

AVALIAÇÃO - Para o advogado previdenciário Eliezer Rodrigues de França, há aspectos positivos e negativos a serem levados em conta na proposta em discussão. Pelo lado desfavorável, ele cita o rombo da Previdência. "A nova fórmula não cria necessariamente boa perspectiva para o governo federal, notadamente em termos de deficit orçamentário da Previdência Social, que aumentaria ainda mais", diz.

Ele cita, por outro lado, que a regra da bonificação visa criar estímulo ao segurado para que não requeira o benefício assim que atingir a idade para tanto. "É uma tentativa de postergar uma avalanche de pedidos de aposentarias", diz.

terça-feira, 22 de maio de 2012

ASSEMBLEIA DECIDE DELEGADOS PARA 14º CECUT/RJ


Foi realizada dia 16/05/2012, na sede do Sintapi CUT São Gonçalo/RJ e região, assembleia para eleição de delegados e delegadas ao 14º Congresso Estadual da CUT-RJ – Cecut-RJ no próximo dia 1º de junho, no hotel Rio's Presidente (Praça Tiradentes) – e ao 11º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores – Concut – de 09 a 13 de julho, em São Paulo.
Este ano o Concut terá como tema “Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos”. Participe!
Uma chapa única montada por consenso recebeu o voto da totalidade dos trabalhadores presentes. Foram eleitos os seguintes delegado e suplente:
Delegado Estadual – Cecut
Mario Sergio Rodrigues da Conceição
Suplente:
Regina Celia dos Santos
O dirigente nacional do PT e ex-ministro José Dirceu falará sobre conjuntura política na abertura do 14º Congresso Estadual da CUT (CECUT). Nesta edição, o CECUT homenageia o saudoso jornalista e fotógrafo sindical Jorge Nunes, falecido no ano passado.
More Sharing Services
Também estarão em debate temas como mobilidade urbana, economia e trabalho no estado e Rio+20. O 14º Congresso Estadual da CUT também elegerá a próxima direção da CUT-RJ e a delegação do estado para o CONCUT (Congresso Nacional da CUT).

Confira a programação completa:

1º de junho (sexta)


19h – Abertura
Darby Igayara
Neuza Luzia
Aurélio Medeiros

19h30 – Análise de conjuntura
José Dirceu

21h – Mesa política
Indalécio Wanderley
Roberto Ponciano
Glória Ramos
Partidos e Centrais

2 de junho (sábado)

9h – Regimento Interno
Aurélio Medeiros
Marcello Azevedo
Virginia Berriel

9h30 – Apresentação do Texto Base da CUT Nacional e contribuições das correntes políticas
Aurélio Medeiros
Marcello Azevedo
Virginia Berriel

11h30 – Rio+20
Carmem Foro
Edison Munhoz

12h30 – Almoço

14h – Apresentação do Texto Base da CUT-RJ e dos temas principais do 14º CECUT
Texto Base - Neuza Luzia e José Garcia Lima
Economia e Trabalho no Rio de Janeiro – Dieese
Mobilidade Urbana - Rômulo Orrinco

16h – Debate sobre os temas

20h – Jantar

3 de junho (domingo)

9h – Emendas e contribuições ao Texto Base
Darby Igayara
Neuza Luzia
Assessoria da CUT-RJ

11h – Eleição da direção da CUT-RJ (mandato 2012/2015) e da delegação para o CONCUT

12h – Encerramento
Fonte: Imprensa CUT-RJ

domingo, 13 de maio de 2012

HOMENAGEM AS MÃES

A Você
Mãe jovem,
Mãe velhinha,
Mãe rica e pobrezinha.
A Você,
Mãe solteira,
Mãe sozinha,
Mãe, de um ou mãe de muitos,
Mãe do filho que não veio,
Mãe do filho que já se foi.
A você,
Mãe preta,
Mãe branquinha,
Mãe corajosa, que educa seus filhinhos
Todos os dias, a todo o momento.
Mãe que às vezes  ri e que às vezes chora...
Mãe que às vezes fala e às vezes cala...
A você 
Mãe que estimamos,
Mãe que desconhecemos,
Mãe do filho que não é seu,
Mãe - Dindinha Mãe - Titia.
A você,
Princípio do amor, Esta mensagem...
Com muito carinho.


Diretoria do SINTAPI-CUT

segunda-feira, 7 de maio de 2012

SINTAPI CUT, faz encontro em Levy Gasparian em comemoração ao 1º de Maio

O SINTAPI CUT, comemorou o 1º de Maio com um encontro em Levy Gasparian -Três Rios. O  Encontro foi realizado no Atlético Clube Operário, Av. Zacaron, 125  na Cidade de Três Rios- RJ, com palestra sobre Previdência social e  no final uma grande apresentação de sanfoneiros. 


O evento teve a participação de cerca de 50 pessoas, dentre elas o presidente do SINTAPI Nacional Luizão, presidentes de associações, diretoria do SINTAPI Seccional de São Gonçalo (Regina Celia, Mario Sérgio, Leonel, Eunice Barbosa, José Luiz), diretoria do SINTAPI sub sede de Três Rios (José de Paula-D8 o qual organizou todo encontro, buscando patrocínio na cidade e José Esteves), Representante do INSS e vários filiados.
O evento começou por volta de 10 horas com um delicioso café da manhã. A seguir os representantes do SINTAPI fizeram uma breve apresentação.
Logo após iniciou-se a palestra do representante do INSS (Luiz Claudio) com uma excelente apresentação respondendo todas as dúvidas dos participantes.
Luiz Cláudio falou sobre direitos e deveres dos filiados à Previdencia Social. Falou sobre o PEP (Programa de Educação Previdenciária), no qual representantes do INSS dão cursos e palestras orientando sobre previdência social.


Houve também uma urna onde os participantes poderiam votar no plebiscito nacional pelo fim do desconto do imposto sindical, na campanha nacional por liberdade e autonomia sindical. Patrocinada pela CUT.



Por volta de 13 horas foi servido uma deliciosa refeição inteiramente grátis. Com muita fartura.
Após o almoço, começou o "arrasta pé" com os sanfoneiros da cidade, proporcionando grande diversão aos participantes.